top of page

Travessuras ou gostosuras?

O Halloween é uma celebração que ocorre sempre em 31 de Outubro. Essa data não foi escolhida ao acaso, já que antecede o Dia de Todos os Santos (1º de Novembro) e o Dia de Finados (02 de Novembro), assim fazendo a Estação de Todos os Santos.


O nome Halloween é de origem cristã. O termo significa “Véspera do Dia de Todos os Santos”, e vem da junção de palavras do Scots (falado na Escócia) e do Inglês antigo. Do Inglês antigo, veio o All Hallow’s Day (Dia de Todos os Santos); e do Scots veio o even (Véspera), que pode ser contraído para een. Portanto: All Hallow’s Day een.


Não por acaso, existe o termo evening (noite) no inglês, que também derivou do Scots even. Era comum, desde o século IV, a vigília na noite anterior às festividades, como o Dia de Todos os Santos onde eram celebrados os mártires cristãos, e não existia uma data para isso acontecer: dependia da igreja local e em datas variadas, porém geralmente na primavera, entre a Páscoa e o Pentecostes. A data de 1º de Novembro foi popularizada pelo papa Gregório III no século 8º por conta da fundação de um oratório na Basílica de São Pedro que tinha relíquias dos apóstolos e de todos os santos.


Existem teorias que dizem que essa celebração foi influenciada por festas de colheita celtas, particularmente o festival gaélico Samhain (que também significa Novembro em irlandês), que acontecia sempre em 1º de Novembro e celebrava a colheita que antecedia o inverno, daí o ato de comemorar a data. O Halloween foi levado para os Estados Unidos durante o século XIX, e a cultura americana levou a festividade a outro patamar, a tornando popular no resto do mundo, porém perdendo um pouco o significado religioso e original da data, para se tornar algo mais voltado ao terror, bruxas etc.


Dentre algumas práticas do Halloween estão o trick-or-treat (doçuras ou travessuras), quando, geralmente, uma criança bate na porta das pessoas pedindo algum doce, e caso a pessoa se negue a dar, ela pode estar sujeita a algum tipo de travessura; também é comum o uso de maquiagem, máscaras e roupas que simbolizam fantasmas, personagens de terror, vampiros etc. Na mesma pegada, é comum visitar lugares “assombrados” ou cemitérios, assistir a filmes de terror ou contar histórias macabras. Uma prática americana comum mas pouco difundida no Brasil é o entalhamento de Jack-o’-lanterns, aquelas abóboras que são cortadas em formatos assustadores ou engraçados e iluminadas por dentro.


Muitas séries trazem a comemoração do Halloween. Que tal assistir alguns desses episódios em inglês com legendas para aprender mais sobre a celebração e ainda praticar o idioma?


How I Met Your Mother - "The Slutty Pumpkin Returns"


Stranger Things - “Trick or Treat, Freak”


The Office - "Halloween"


Brooklyn Nine-Nine - "Halloween III"


Friends - "The One with the Halloween Party"


American Horror Story - "Halloween"

Modern Family, "Halloween"


E aí? Como você comemora o Halloween? Qual a sua fantasia favorita?

 
 
 

Comments


BLOG

bottom of page