top of page

7 dicas para estudar em casa

Não apenas pelo momento de quarentena que todos estamos passando, mas por motivos de agenda atribulada, necessidade de deslocamento, valor acessível, disponibilidade de cursos diferentes, entre outros, cada vez mais o ensino online ganha popularidade.




Mas estudar do conforto de casa também tem desafios e algumas atitudes podem te ajudar a conseguir uma melhor performance. Veja abaixo.


1 – Identificar pela melhor modalidade de curso para o seu perfil.

Se você não é muito disciplinado ou sofre com interrupções constantes, cursos com aulas ao vivo e/ou prazos definidos para assistir as aulas e entregar atividades é melhor modalidade para você. Os prazos vão te dar aquele puxão no dia a dia. Agora, se você consegue se organizar bem, definindo uma agenda de estudos, cursos que te deixam independente para seguir no seu ritmo são uma boa escolha.


2 – Defina seu objetivo e sua agenda de estudos.

É de extrema importância, ainda mais se você não for uma pessoa disciplinada, definir seus objetivos e rotina de estudos. O ideal é formar um contrato consigo, definir quantas horas e quantos dias na semana você irá se dedicar, tanto para as aulas, quanto para tarefas. Definir esses pontos e registrar em uma agenda contribuem para que você de fato realize o que propôs. Essa definição também ajuda no controle da ansiedade pelos resultados. Você terá claro o caminho a seguir e o objetivo final.


3 – Tenha um local definido para estudar.

Apenas desligar a TV e pegar o computador ou celular e começar a estudar ali no sofá (ou pior: na cama) pode não é a atitude mais positiva para sua performance e para sua mente. Sua mente relaciona a cama e o sofá como locais de relaxamento e lazer. Ter um local definido para estudar, além de deixar o ambiente mais organizado, ajuda a sua mente a entender que aquele momento não é de lazer e sim de estudo. Você terá mais foco para a atividade em questão.


4 – Reserve esse momento para você.

Estar em casa com a família pode ser desafiador ao seguir seu plano de estudos. Por isso, além de definir o seu espaço, deixe claro aquele é o seu momento e que você precisa de concentração. Não é por estar em casa que você está desocupado ou que você pode “fazer depois”. Quanto mais fiel você for ao seu plano, mais condicionada a sua mente estará para entender que aquele é o momento do estudo de ter foco e concentração.


5 – Evite distrações.

Essa dica não é novidade. Se você conversou com seus familiares para não ser interrompido durante seus estudos, converse consigo mesmo para desligar alertas de redes sociais, vidas extras nos joguinhos, a curiosidade de dar uma olhadinha na atualização dos feeds das redes sociais, conferir notícias, pesquisar se as moscas dormem... LOL

É justamente quando você está ali focado que sua mente fica tão curiosa sobre assuntos aleatórios. Mantenha o foco. Anote uma ideia ou lembrete e volte ao foco.


6 – Anote.

Apenas ler/escutar ou digitar uma informação não é suficiente para que nosso cérebro a sintetize. Fazer anotações é uma ferramenta poderosa para auxiliar na memorização, além de te manter mais atento ao conteúdo explanado e colocar seu cérebro para sintetizar as informações. Pense que você recebe uma grande quantidade de conteúdo e, ao fazer breves anotações, seu cérebro está processando os dados e destacando pontos importantes.


7 – Tire o pijama!

Essa dica provoca o mesmo resultado que ter um espaço/horário reservado para os estudos. Trocar de roupa como se você fosse sair para estudar ajuda na mudança do padrão da sua mente também.

Vamos lá! Tire o pijama, pegue seus livros e um cafezinho, deixe o celular no silencioso e bons estudos.


 
 
 

Comments


BLOG

bottom of page